Hospital ISEV Navegantes recebe Selo Social

Hospital ISEV Navegantes recebe Selo Social

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, administrado pelo Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV, recebeu, em 21 de março, o Selo Social do Instituto Abaçaí.

O Selo Social é um reconhecimento às organizações socialmente responsáveis e integra um programa desenvolvido pela Secretaria de Relações Institucionais e Temáticas da Prefeitura de Itajaí, em parceria com o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental da Associação Empresarial (ACII).

O primeiro projeto do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes a fazer parte do programa é o Mamãe Coruja. A iniciativa tem o objetivo de qualificar o atendimento às gestantes e puérperas do município de Navegantes (SC), oferecendo conhecimento técnico e acolhimento para melhorar as condições de saúde durante a gestação e preparar o momento do parto.

Em 2017, 25 gestantes participaram de dois ciclos constituídos de quatro encontros nos quais receberam orientações sobre gravidez e puerpério, trabalho de parto e parto. Tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a gestação e a chegada do bebê. Os encontros iniciaram em 2016, por meio de um projeto desenvolvido pela equipe de enfermagem do hospital. Para os profissionais que acompanharam o trabalho, o principal resultado foi a percepção de aumento do vínculo entre a gestante e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, consequentemente o aumento da segurança e da confiança nos profissionais, bem como conhecimento adquirido pelas parturientes em reação à gestação e aos cuidados com o bebê. Percebeu-se também que a equipe engajou-se no projeto de forma positiva construindo um importante método de educação em saúde no hospital. A partir desse projeto, surgiram novas ideias que estão sendo desenvolvidas para melhorar a assistência em saúde a toda a comunidade.

Em 2017, foram realizados 849 partos na instituição, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além desse projeto, que é um diferencial ao atendimento e acolhimento às gestantes, o HNSN conta com entrada diferenciada para as gestantes e seus familiares, acolhimento com classificação de risco realizada por enfermeira obstetra, estrutura personalizada, quartos climatizados, quarto PPP, pediatra e obstetra 24h. A equipe multiprofissional realiza treinamentos e cursos periódicos a fim de qualificar-se e atualizar-se.

 COMO PARTICIPAR DO MAMÃE CORUJA

A participação é aberta a gestantes do município de Navegantes e região, com acompanhante de sua escolha. Após o encontro, é oferecido um saboroso café da tarde. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone (47) 3065-9779 ou pelo email enfermagemnavegantes@isev.com.br.

SOBRE O HOSPITAL

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes atende a comunidade de Navegantes desde 1989. Administrado pelo Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV desde 2015, registrou, em 2017, 67.283 mil atendimentos nas áreas de pronto-socorro 24 horas, internação hospitalar, obstetrícia e cirurgias gerais eletivas.

SOBRE O SELO SOCIAL

O Programa Municipal Selo Social reconhece as organizações como socialmente responsáveis, baseado na avaliação dos investimentos promovidos pelas empresas de acordo com os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), estabelecidos pela organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000.